O adquirente precisa estar ciente que a finalidade destas armas é restrita à determinados parâmetros.
No que diz respeito ao CR, é um documento que atesta e habilita seu portador às atividades com PCE (Produtos Controlados pelo Exército), tendo como finalidade somente as práticas de tiro esportivo, caça e coleção.
O mesmo é emitido através do Exército e tem a finalidade de prática de tiro esportivo , caça e coleção. Para solicitar o CR, o atirador precisará atender aos requisitos abaixo:
Fazemos também a renovação do CR. Temos uma equipe especializada e experiente que vai cuidar dessa parte burocrática para você!
Para evitar problemas e dessa forma, prevenir-se de sérios prejuízos, como por exemplo, ter sua arma apreendida ou prejuízos com as sanções da lei em vigor no país, não deixe a validade do seu CR expirar.
Fale agora mesmo com um de nossos despachantes e saiba como.
O processo para a compra de armas de fogo é, diferente do que se pensa, muito criterioso e burocrático, afinal, em mãos erradas, uma arma pode apresentar perigo.
Mesmo depois de adquirir o CR você ainda não poderá efetuar a compra de sua arma, pois antes de adquiri-la se faz necessário ter em mãos uma autorização específica.
Caso você pretenda comprar a sua arma no comércio, a autorização estará a cargo do comando da RM. Se optar por comprar diretamente na indústria, o processo tramitará até a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), em Brasília.
Na solicitação de autorização já deve ir especificado por você os dados da empresa (comércio ou indústria) na qual você fará a compra.
Somente após conseguir essa autorização você poderá efetuar a compra de sua arma. A empresa escolhida também receberá um documento autorizando a venda para você, que deve ir à loja munido de cópias da Identidade, CPF e CR.
Concluída a compra, você não sai da loja com sua arma ainda. Você leva somente a Nota Fiscal e o número de série da arma. Agora é a hora de solicitar o apostilamento da arma no seu CR.
De acordo com o R-105, apostila é documento anexo e complementar ao registro (no caso, o seu CR), e por este validado, no qual estarão registradas de forma clara, precisa e concisa informações que qualifiquem e quantifiquem o objeto da concessão e alterações impostas ou autorizadas.
Na prática, o apostilamento vincula aquela arma comprada ao seu CR, que terá a partir de agora um anexo (a apostila ou mapa de armas) contendo a relação completa das armas que você adquirir.
Para que você consiga adquirir sua arma de forma rápida e legal, todo esse processo burocrático pode ser solicitado em nosso despachante. Entre em contato conosco para mais informações.
Antes de adquirir uma arma de fogo, é importante que você saiba que as armas registradas em CR têm finalidades específicas. Não está prevista a Atividade de Defesa Pessoal.
Outro ponto importante a saber é que o transporte dessas armas deve ser feito exclusivamente através do documento denominado Guia de Tráfego, onde consta tacitamente que a arma deve estar separada de sua munição.
Entretanto, algumas categorias específicas utilizam as Armas de Fogo registradas e somente permitidas aos detentores de CR para a atividade de Porte de Arma de Defesa Pessoal.
O Registro de Arma é um documento que concede a autorização legal para posse de armas dentro de sua residência ou comércio, seguindo as normas e lei vigente no país.
Dentro do registro de arma no CR, existe somente alguns tipos de calibres permitidos nesta categoria.
Fazemos todo esse processo burocrático de registro de armas no CR para você!
O Certificado de Registro (CR) é um documento que tem o intuito de possibilitar a aquisição legal de armas de fogo somente para as atividades de Tiro Desportivo, Caça ou Coleção.
Portanto, o CR não permite o Porte de Arma de Fogo para Defesa Pessoal ou o porte de arma para qualquer outra finalidade.
O EB, com órgão máximo no tocante às armas de fogo, não permite a Porte de Arma de Fogo de armas que são registradas exclusivamente através do Certificado de Registro.
Em nosso despachante você encontra todos os serviços necessários para a realização dos processos burocráticos para a aquisição de sua arma.
O CRAF e o Registro de Arma no SINARM (PF) são dois desses serviços.
O Certificado de Registro de Armas de Fogo é o documento, com validade de 10 anos, que autoriza o proprietário de arma de fogo a portar sua arma exclusivamente no interior de sua residência ou local de trabalho (desde que o mesmo seja dono do estabelecimento).
O CRAF é emitido pelo Exército, e cadastrado no SIGMA – Sistema de gerenciamento Militar de Armas.Antes de mais nada, os atiradores desportivos, caçadores e colecionadores devem obter primeiramente, o CR – Certificado de Registro, de atirador desportivo, caçador ou colecionador.
Outro fator importante é que se faz necessário também possuir a nota fiscal de compra da arma. Sua validade é de 10 anos.
O requerimento de aquisição de arma de fogo somente será utilizado por pessoa física. As pessoas jurídicas são autorizadas de forma prévia por outros sistemas de controle, cabendo a emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo ao SINARM.
No caso de órgão público, a autorização de aquisição advém do Exército Brasileiro, enquanto as empresas com serviço de segurança privada e segurança orgânica por meio da Coordenação-Geral de Controle de Serviços e Produtos, através da Divisão de Processos Autorizativos de Segurança Privada (Gestão Eletrônica de Segurança Privada – GESP).
Os requerimentos serão formatados com observância das exigências legais e por meio da Divisão Nacional de Controle de Armas de Fogo (DARM/CGCSP/DIREX/PF).
A primeira etapa é obter a documentação exigida por lei, autorizando ao requerente a aquisição da arma de fogo. No SINARM, ocorrem duas fases para o procedimento de registro de arma de fogo. A primeira fase, o requerente obtém a autorização de aquisição.
O número gerado no sistema e disponível no acompanhar requerimento, código de autorização, permitirá a geração do processo de registro.
O processo de registro vincula a nota fiscal, as armas e suas características ao Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF).
Autorização de compra de arma de fogo;
Código de autorização (requerimento de registro);
Emissão do CRAF;
Emissão da Guia de Trânsito, quando for o caso.
Emissão de CRAF;
Emissão da Guia de Trânsito, quando for o caso.
Todas as armas utilizadas no país são cadastradas no SIGMA – Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, banco de dados do Exército brasileiro.
Através dele é permitido comprar armas de outro atirador e/ou colecionador e transferir para uma coleção própria.
A Guia de Trânsito de arma de fogo é o documento expedido pela Polícia Federal, mediante solicitação do proprietário e desde que o certificado de registro esteja válido, nos casos de mudança de domicílio, conserto ou manutenção da arma em armeiro licenciado, restituição de arma apreendida, treinamento ou outra situação que implique o transporte da arma, com validade temporal e territorial delimitada.
Todas as armas utilizadas no país são cadastradas no SIGMA – Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, banco de dados do Exército brasileiro.
Através dele é permitido comprar armas de outro atirador e/ou colecionador e transferir para uma coleção própria.
O Clube de Tiro e Armeria Itajaí oferece vários serviços no segmento de armas de fogo. Clube de tiro, loja de armas, despachante de armas, cursos de tiro, armeria e eventos em Itajaí / SC.